O QUE É IOT E COMO ELA IRÁ IMPACTAR O DIA A DIA EM CASA

A Internet das Coisas (IoT) é uma das maiores tendências de tecnologia dos últimos anos. Você já deve ter ouvido sobre o quanto ela vem inovando os negócios e o mercado. Mas, afinal, você sabe o que é IoT e como ela está impactando até mesmo a vida das pessoas?


Especialmente em nossas casas, a IoT está trazendo diversas mudanças. Já existem vários aparelhos, dispositivos domésticos e soluções que se conectam à Internet e conversam entre si. Dessa forma, a tecnologia é aplicada nas residências, gerando o que chamamos de casa inteligente.

Quer ficar por dentro desse assunto? Então, entenda melhor o que é IoT!



Afinal, o que é IoT?


O termo IoT vem do inglês Internet of Things. A tecnologia consiste, basicamente, na conexão entre dispositivos e na troca de informações por meio da Internet. Com uma estrutura integrada de aparelhos e sensores, os usuários podem vivenciar novos tipos de experiências no dia a dia, além de aproveitar suas muitas vantagens.

Isso porque, com o sistema, as coisas se tornam responsivas – e o modo como nos relacionamos com elas se torna mais inteligente. Ou seja, os objetos conversam entre si e com o usuário, proporcionando mais conforto, praticidade e segurança.

Atualmente, os dispositivos conectados por IoT já chegam à casa dos bilhões, e as possibilidades de uso da tecnologia são inúmeras. Ela pode ser utilizada, por exemplo, na captação de dados por meio de sensores remotos em plataformas de petróleo, em máquinas industriais comandadas remotamente e na coleta de informações climáticas.

Mas se você acha que essa realidade está distante da sua vida, está enganado! Em tese, qualquer objeto pode fazer parte da Internet das Coisas – desde máquinas, carros, computadores, smartphones até aparelhos domésticos, como lâmpadas e tomadas.

Portanto, também no dia a dia das pessoas, a IoT é cada vez mais adotada. Dentre as inúmeras ações possíveis, você pode usá-la para controlar aparelhos domésticos, mesmo estando longe de sua casa. Na prática, isso agrega facilidade ao seu cotidiano.


Como a IoT impacta a vida das pessoas?


Podemos dizer que, mesmo antes do uso da Internet das Coisas, nossas vidas e nossas casas já eram impactadas pelo uso da Internet e demais recursos tecnológicos. Trata-se do processo de automação residencial, que nos permite conectar dispositivos e controlá-los remotamente.

Com o avanço da IoT, novas ações são possíveis, criando o conceito de casas inteligentes. Além do controle remoto, a tecnologia permite armazenar dados na nuvem para análise e tratamento dessas informações. É o caso, por exemplo, das câmeras inteligentes,que são capazes de garantir maior segurança às residências.

Outro impacto da IoT que podemos notar em nossas vidas é o uso de assistentes virtuais. Com o Google Assistente e a Alexa da Amazon, por exemplo, podemos realizar diversas ações de comando via Internet e a distância.

Atualmente, já existem vários aparelhos que podem ser conectados aos assistentes virtuais, permitindo que o usuário se comunique com os dispositivos. Com o sistema integrado, é possível acender ou apagar as luzes, monitorar câmeras, acionar o alarme, abrir ou fechar a porta, controlar diversos equipamentos domésticos e muito mais.

Diante desse cenário, há um interesse crescente do mercado em fabricar novos produtos que atuam de modo inteligente. Com isso, a IoT tende a avançar no Brasil, prometendo grandes impactos na vida das pessoas e, especialmente em suas casas. Para você ter uma noção, a tecnologia poderá ser usada para automatizar toda a residência.

Uma geladeira poderá enviar lembretes ao morador sobre itens que estão faltando, por exemplo. Além disso, o portão da garagem se abrirá automaticamente, assim que o carro do morador se aproximar. As cortinas poderão abrir ou fechar sozinhas, conforme a luz do dia. E os equipamentos de segurança, como câmeras, alarmes e sensores de movimento, poderão enviar informações para o usuário sobre o que está acontecendo em sua casa.
_

Portanto, podemos notar que as casas do futuro já estão no radar dos brasileiros. Da mesma forma, o uso da IoT começa a crescer no país, tornando-se uma das maiores tendências de tecnologia no mercado. Seja em casa ou até no escritório, o importante é estar atento para usufruir das vantagens da IoT.

Fonte: www.weg.net/blog

Voltar